Indymedia is an outlet for the creation of radical, accurate, and passionate tellings of truth. Don't hate the media, become the media!
Got something to report? Need to get out photos, audio, or video?
Publish it here.
HOME > Pelo Direito ao Sentar! “Infraestrutura Pública” instala cadeiras na praça Paiva Couceiro
PELO DIREITO AO SENTAR! “INFRAESTRUTURA PÚBLICA” INSTALA CADEIRAS NA PRAÇA PAIVA COUCEIRO
Sep 13 2023
by Publicação Comunitária
No dia 24 de Março de 2020 a Junta de Freguesia da Penha de França escreveu no Facebook “Para garantir a saúde de todos e evitar aglomerações, retirámos hoje de manhã os bancos e as mesas da Praça Paiva Couceiro.” Estamos no fim de 2023 e estamos a exgir que nos devolvam o que nos tiraram.
Senta-te aqui. Temos o direito a sentar. A sentar em espaços que não sejam de consumo. Queremos sentar-nos para conversar, descansar, jogar, comer, ler. Usamos o espaço público como um espaço de passagem quando tambem é um espaço de estar. A cidade está desenhada para maximizar o rendimento e a mobilidade. Um banco pode mudar isto. Os bancos públicos são um objeto estrutural à cidade. Mantêm comunidades.
Os nossos bancos são, com o tempo, silenciosamente substituídos por cadeiras de restauração. O espaço público, que é nosso, se não reclamado e ocupado continua a ser privatizado todos os dias. As nossas praças e ruas são ‘‘espaço público de propiedade privada’’ porque estão ocupadas com esplanadas de restaurantes, mupis publicitários, carros.
Dos novos bancos instalados pelas freguesias muitos estão a ficar sem encosto, muitos estão a transformar-se em cadeiras individuais espaçadas, muitos estão agora com apoios de braços que não são para descansarmos os nossos braços mas para não nos deitarmos neles. Os bancos que nos dão, e os que não nos dão, são hostis para pessoas com crianças, em situação de sem-abrigo, idosos, grávidas, todos nós.
@infraestruturapublica &8220;Estamos a reclamar o espaço que nos foi roubado. Usamos o espaço público como um espaço de passagem quando também é um espaço de estar.&8221;