indymedia.pt

 

 


 

 


Indymedia is an outlet for the creation of radical, accurate, and passionate tellings of truth. Don't hate the media, become the media!

Got something to report? Need to get out photos, audio, or video? Publish it here.
HOME > [Borralha] Senhora irrompe pela zona de trabalhos de prospecção na brecha de Santa Helena

[BORRALHA] SENHORA IRROMPE PELA ZONA DE TRABALHOS DE PROSPECÇÃO NA BRECHA DE SANTA HELENA Sep 23 2023

by Publicação Comunitária

Senhora irrompe pela zona de trabalhos de prospecção na brecha de Santa Helena, na Borralha [Montalegre, Barroso], e confronta o empreiteiro encarregue do infame serviço pela Minerália.

EU SÓ PERGUNTO SE A VAMOS DEIXAR SÓZINHA..
(O drama da mineração a céu aberto no seio de comunidades: um exemplo Português)

Para mim, este vídeo é dramático:
mostra-nos a determinação de uma mulher, sózinha, desesperada, a enfrentar quem quer rebentar os montes da sua aldeia, o ventre da terra onde ela, a sua família e os seus antepassados, nasceram e viveram.

O seu confronto, em rigor, não é com o trabalhador, um modesto funcionário. Quem ela desafia, sózinha (por isso filma), são as empresas mineiras e os responsáveis do Estado Português que autorizaram uma das situações mais dramáticas para o Ambiente e para o Norte de Portugal:

a concessão de direitos para rebentar com montes e vales e fazer mineração a céu aberto na única região Portuguesa classificada de Património Agrícola Mundial, Reserva da Biosfera, na margem das reservas de água mais importantes do Norte do País, (barragens de Pisões e Venda Nova), a poucos km da Zona Termal e Balnear do Gerês (para onde drenam essas águas) e no seio de uma Comunidade que produz e comercializa produtos agrícolas e alimentares tradicionais de excelência.

Esta mulher está a lutar, sózinha, por tudo isto.

EU SÓ PERGUNTO SE A VAMOS DEIXAR SÓZINHA..

Nota: por favor divulguem exaustivamente; dêem a conhecer a amigos, conhecidos, jornalistas, associações ambientais, empresários das
regiões afectadas (ex.: Gerês), etc

O vídeo foi cortado para proteger identidades.


« Back to home