indymedia.pt

 

 


 

 


Indymedia is an outlet for the creation of radical, accurate, and passionate tellings of truth. Don't hate the media, become the media!

Got something to report? Need to get out photos, audio, or video? Publish it here.
HOME > [Coimbra] Manifesto Anti-Latada Feminista

[COIMBRA] MANIFESTO ANTI-LATADA FEMINISTA Oct 3 2023

by Publicação Comunitária

Decorre hoje 3/10, em Coimbra, a Anti-Latada Feminista, na praça em frente à República Marias do Loureiro. Parte do programa alternativo à praxe, Cria&8217;ctividade que termina com este evento.

A Anti-Latada Feminista é um evento desenvolvido por um grupo informal de pessoas, que se organiza de forma autónoma e livre. Vemos na praxe uma prática contra os direitos humanos mais elementares, nomeadamente a liberdade, a igualdade, a integridade física e psicológica. Lutamos para que as relações entre as pessoas se estabeleçam com base no respeito recíproco. Assim, consideramos a praxe um instrumento de alienação, que elimina a voz ativa e reivindicativa e o pensamento crítico imprescindível à autonomia e liberdade individuais.

Um dos argumentos para se fazer parte da praxe é que nela são eliminadas as diferenças entre estudantes, mas a verdade é que alimenta a distinção através do poder e elitismo, entre quem usa traje e quem “não pode usar&8221;, marcando, desta forma, as escalas e relações sociais hierárquicas contra as quais nos colocamos. A tentativa de que todes sejam “iguais&8221; através do traje e da praxe leva, na realidade, à uniformização e à redução e descaracterização da individualidade de cada estudante, com a intenção de criar, assim, corpos uniformizados e regulamentados receptivos à humilhação, submissão e opressão.

As insígnias da praxe, impostas durante a Latada e que servem para aplicar sanções, demonstram, tal como a generalidade das regras e pressupostos da praxe, a hierarquização, sendo esta a premissa que se encontra em sua base, na qual estão imprimidos os valores de superioridade, autoridade e poder. No final da hierarquia encontra-se e “caloire”, também chamade de bicho ou besta, por oposição ao ser humano (&8220;doutor&8221;). E caloire é assim considerade um ser sem direitos, com o dever da obediência e respeito aos seus superiores.

A ideia de que es noves estudantes têm de ultrapassar a praxe, como um desafio, para serem aceites por seus &8220;superiores&8221;, afirma que rebaixar, humilhar, e discriminar com base em preconceitos é aceitável. A praxe é, desta forma, uma prática que promove formas de opressão, tais como o sexismo, a homo-lesbo-transfobia, o racismo: &8220;A praxe é hierárquica, é machista, é sexista. São características intrínsecas à praxe da UC e quando isso deixar de existir, deixa de ser a praxe da UC.&8221; (João Luís Jesus, Dux Veteranorum da Universidade de Coimbra, in Jornal a Cabra, 17 de Abril de 2012)

Defendemos uma universidade sem preconceitos e hierarquias &8211; sem praxe!

Pela não mercantilização do ensino, pelo livre acesso ao conhecimento e por uma educação livre, defendemos uma universidade que promova a co-educação e políticas universitárias construídas horizontalmente com a participação igualitária de todes es intervenientes. Exigimos um ensino que compreenda o conhecimento enquanto desenvolvimento pessoal e intelectual e que promova a autonomia individual, a liberdade e o pensamento crítico.

Reivindicamos uma universidade que se insurja no combate à práticas que promovam qualquer forma de opressão. A praxe é dominante nos vários espaços da Academia, contudo sempre existiram e existem cada vez mais espaços livres de hierarquias, opressão e humilhação.

A Anti-Latada Feminista é uma festa que apela à solidariedade, apoio mútuo e companheirismo. É um espaço de convívio sem praxe, onde podemos ser livres e onde comprovamos que podemos nos integrar e socializar sem a necessidade de dinâmicas de submissão e opressão.

Tags: Anti-Latada , Anti-Praxe , Estudantes , Latada


« Back to home