indymedia.pt

 

 


 

 


Indymedia is an outlet for the creation of radical, accurate, and passionate tellings of truth. Don't hate the media, become the media!

Got something to report? Need to get out photos, audio, or video? Publish it here.
HOME > [Lisboa] Ativistas bloqueiam segunda circular. “Os governos e as empresas declararam guerra à sociedade e ao planeta.”

[LISBOA] ATIVISTAS BLOQUEIAM SEGUNDA CIRCULAR. “OS GOVERNOS E AS EMPRESAS DECLARARAM GUERRA À SOCIEDADE E AO PLANETA.” Oct 3 2023

by Publicação Comunitária

COMUNICADO {.wp-block-heading}

“Os governos e as empresas declararam guerra à sociedade e ao planeta.” Ativistas bloqueiam segunda circular. 

Esta manhã, um grupo de trabalhadores e estudantes do Climáximo bloquearam o trânsito na segunda circular, em Lisboa, em frente à sede da Galp. Dez ativistas sentaram-se no chão e dois subiram à ponte pedonal, segurando uma faixa onde se leu “Os governos e as empresas declararam guerra à sociedade e ao planeta”. {.wp-block-heading}

vídeos: https://mab.to/t/5H096qURg6O/eu1

Pelas nove da manhã um grupo de dez trabalhadores e estudantes sentaram-se em frente ao trânsito da Segunda Circular, em frente à sede da Galp, tendo cortado o trânsito nas várias faixas no sentido Benfica-Aeroporto. De seguida, dois ativistas penduraram-se com uma faixa a meio da passagem pedonal. Vários ativistas foram levados do local pela PSP, enquanto os bombeiros foram chamados para remover os ativistas pendurados.

Segundo a porta-voz na ação, Noah Zino, &8220;As emissões de 2021 condenaram à morte 9 milhões de pessoas. A cada dois dias, só as emissões de Portugal matam mais do que os incêndios de Pedrógão. Há décadas que os governos e as empresas sabem da destruição e morte da crise climática, e escolheram continuar a queimar combustíveis fósseis, apesar de haver alternativas mais baratas e seguras disponíveis.&8220;

&8220;São atos de guerra as cheias que mataram milhares de pessoas e arrasaram cidades este setembro, os 8 milhões de deslocados no Paquistão, e dezenas de milhares massacrados todos os anos com as ondas de calor na Europa. Cada fogo, furacão ou seca é uma bomba largada sobre nós pela indústria fóssil e os governos que a subsidiam&8221; acrescenta outra ativista no local.

&8220;A tentativa de aumento de emissões, com novos projetos de morte como aeroportos ou gasodutos, corresponde à tentativa consciente de construir novos campos de concentração e matar centenas de milhões de pessoas&8221; remata a porta-voz.

&8220;Precisamos de desarmar os agressores e construir a paz&8221;, lê-se no site do coletivo. Aqui, apresentam um &8220;plano de desarmamento&8221; em que incluem Neutralidade Carbónica até 2030 em Portugal, 100% de eletricidade renovável e acessível até 2025, serviço de transportes coletivos públicos, renováveis e gratuitos, habitação pública, redução da aviação e um serviço público de energias renováveis, entre várias outras medidas. Já na proposta de &8220;plano de paz&8221;, mencionam serviços básicos incondicionais (&8220;garantir saúde, educação, habitação, alimentação, energia renovável e transportes de forma gratuita e no setor público, para todas as pessoas&8221;), propõem centrar a economia no cuidado em vez do lucro, transição justa para os trabalhadores das indústrias com mais emissões, ou a reforma da floresta. 

&8220;Enquanto decorre uma guerra numa escala sem precedentes, cada dia que agimos com normalidade é um dia que alimentamos uma falsa sensação de paz. Estamos em 1937, mas desta vez tu podes escolher se cooperas com a construção e funcionamento de projetos de morte. Os governos e empresas fósseis declararam guerra à sociedade. Sabendo o que sabes, o que vais fazer?&8221; apela o coletivo, que havia prometido mudar tudo sobre o ativismo climático em Portugal. 

Climaximo.pt

Mais informação:

Assessoria de imprensa: Mariana Rodrigues &8211; 926 824 347

Porta-voz no local: Noah Zino &8211; 911 857 620

Fontes:

[1] https://www.mdpi.com/1996-1073/16/16/6074 &8211; nº mortes/emissões.

[2] https://www.climaximo.pt/reivindicacoes/ &8211; plano de desarmamento e paz.

&8212;

http://climaximo.pt

Tags: AltPT , Bloqueio , Climaximo , Ecologia , Indymedia , Protesto , PTrevolutionTV


« Back to home