indymedia.pt

 

 


 

 


Indymedia is an outlet for the creation of radical, accurate, and passionate tellings of truth. Don't hate the media, become the media!

Got something to report? Need to get out photos, audio, or video? Publish it here.
HOME > “Democracia é isto mesmo.” Apoiantes do Climáximo voltam a parar estradas. 

“DEMOCRACIA É ISTO MESMO.” APOIANTES DO CLIMÁXIMO VOLTAM A PARAR ESTRADAS.  Oct 10 2023

by Publicação Comunitária

Apoiantes do grupo consideram que o falhanço da democracia portuguesa face à crise climática exige criar um debate público pelas próprias mãos. 3 foram detidos.

Esta tarde, um grupo de 7 apoiantes do Climáximo pararam mais uma estrada, desta vez no cruzamento entre a Avenida 5 de Outubro e a Avenida de Berna. No local, contestaram em espaço público a legitimidade da democracia portuguesa. Foram detidos pela PSP. Uma senhora no passeio gritou &8220;é preciso algemar pessoas pacifistas?&8221;

António Assunção, porta-voz no local, refere que &8220;Este domingo, 12 pessoas foram retidas pela polícia por estarem a conversar perto da maratona da EDP, num processo que quebrou a lei múltiplas vezes. Sabemos que é nisto que o estado prefere gastar os seus recursos em vez de garantir a sobrevivência dos seus cidadãos, ou a dignidade dos trabalhadores da indústria fóssil&8221;, referindo-se aos eventos do passado dia 8. &8220;Há muito que o estado e as empresas sabem das mortes e destruição que causam com a crise climática. Se são eles os culpados desta guerra, teremos de ser nós a criar democracia.&8221; remata o porta-voz. 

Temos de construir paz onde existe emprego digno, onde transportes coletivos e a produção de energia não são responsáveis pela morte de milhares de pessoas, onde a vida é colocada no centro. Para isso ser possível, é preciso desarmar a indústria fóssil através de resistência popular &8211; e só o poderemos fazer com toda a sociedade. Se foi preciso quebrar a normalidade em todos os momentos históricos de injustiça, este não será excepção. Como diz o secretário-geral das Nações Unidas, precisamos de &8220;tudo, em todo o lado, a toda a hora&8221; &8211; o mundo precisa de ti, porque democracia é isto mesmo.

Tags: Ecologia , Protesto


« Back to home