indymedia.pt

 

 


 

 


Indymedia is an outlet for the creation of radical, accurate, and passionate tellings of truth. Don't hate the media, become the media!

Got something to report? Need to get out photos, audio, or video? Publish it here.
HOME > Estudantes retidas e obrigadas pela polícia a despirem-se na Assembleia da República

ESTUDANTES RETIDAS E OBRIGADAS PELA POLÍCIA A DESPIREM-SE NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Oct 11 2023

by Publicação Comunitária

Polícias retiveram e obrigaram 9 estudantes a serem revistados e despidos, recusando-se a dar justificação

Esta tarde, 9 estudantes tentaram fazer um protesto pelo fim aos combustíveis fósseis na sessão plenária da Assembleia da República. Depois de vários já estarem sentados no local onde teria início a sessão plenária, um deles, enquanto estava a entrar, foi levado para uma sala isolada e obrigado a despir-se.

De acordo com a porta-voz, Teresa Núncio, embora a revista para entrar na Assembleia da República seja comum, a pessoa foi submetida a este ato &8220;humilhante&8221; de se despir por &8220;ter suspeita de &8220;ar de ativista&8221;, uma vez que não encontraram consigo nenhum objeto perigoso. 

De seguida, os restantes estudantes foram também chamados e retidos, tendo vários sido obrigados também a despir-se. Nenhum dos estudantes acabou por ser identificado, pois, segundo estes &8220;a polícia não encontrou motivo para tal&8221;, mas foram impedidos de assistir à sessão plenária. 

&8220;Obrigaram-nos a despir por terem medo de que fossemos fazer uma manifestação pacífica&8221;, explica Teresa. &8220;Mas recusaram-se a dizer porque é que nos estavam a revistar e a reter. A certo ponto chegaram a dizer que estávamos detidos, apesar de oficialmente nunca termos sido detidos&8221;.

&8220;A repressão ao direito de manifestação chegou a este ponto. Não há qualquer justificação para fazer alguém despir-se só para impedir um protesto pacífico. Têm medo que protestemos, porque sabem que estamos do lado certo da História&8221;, afirma.

Este protesto inseria-se no movimento estudantil pelo fim ao fóssil, que declarou que &8220;Não há paz até ao Último Inverno de Gás&8221;. De acordo com a convocatória lançada pela Greve Climática Estudantil Lisboa (https://greveclimaticalisboa.org/2023/09/declaracao-de-compromisso-pelo-fim-ao-fossil/), os estudantes &8220;não vão dar paz ao governo até que este se comprometa a um plano de transição justa compatível com os limites ditados pela ciência&8221;. 

&8220;O parlamento, tal como todas as instituições, devia estar em estado emergência&8221;, explicou Teresa. &8220;A inação está a roubar-nos o futuro e nenhum partido tem um plano compatível com a ciência para lidar com a crise climática&8221;. &8220;Estamos fartas de promessas falsas, estamos determinadas a continuar a lutar&8221;. 

Os estudantes prometem voltar numa onda de ações com início a 13 de novembro, em que vão não só voltar a ocupar escolas e universidades, mas também &8220;interromper a normalidade das instituições de poder que estão a condenar os nossos futuros&8221;. 

Tags: AltPT , Indymedia


« Back to home