Indymedia is an outlet for the creation of radical, accurate, and passionate tellings of truth. Don't hate the media, become the media!
Got something to report? Need to get out photos, audio, or video?
Publish it here.
HOME > Angariação de fundos para salvar a Quinta dos Ingleses – Nós Acreditamos!
ANGARIAÇÃO DE FUNDOS PARA SALVAR A QUINTA DOS INGLESES – NÓS ACREDITAMOS!
Oct 30 2023
by Publicação Comunitária
NÓS ACREDITAMOS!
Acreditamos que a Quinta dos Ingleses pode ser valorizada e transformada num maravilhoso parque urbano. Acreditamos que o direito à vida e à qualidade de vida se sobrepõem aos meros valores económicos. Basta de betão na nossa freguesia, queremos manter o verde.
É por isso que precisamos da vossa ajuda e temos uma angariação de fundos a decorrer AQUI
Agradecemos a todos os que nos têm ajudado e vamos continuar!
Nota: no acto da transferência, cabe ao doador decidir o valor da comissão que doa à plataforma.
Somos a Maria, o José, a Ana, o Tiago, o Pedro, o Manuel, a Sofia, a Rita, entre tantos outros voluntários e apoiantes. O movimento cívico em torno da defesa do bosque da Quinta dos Ingleses tem várias décadas, mas foi em 2021 que criámos legalmente o SOS Quinta dos Ingleses.
O que se passa?
A 18 de julho passado, a Câmara de Cascais deu luz verde a que se iniciem as obras do megaprojeto PPERUCS, pelos seus promotores Alves Ribeiro e Colégio St. Julian´s. São 850 apartamentos em prédios de 7 a 9 andares, 120 unidades de alojamento, zonas comerciais e hotéis, que reduzirão os 50 hectares de verde a um pequeno jardim público rodeado de prédios. Esta deliberação ignorou os incontáveis protestos contra a urbanização da quinta, incluindo uma petição em 2018 com 9 mil assinaturas e uma resolução em 2021 da Assembleia da República em favor da sua conservação.
Do choque à convicção
No início foi um choque. Invadiu-nos um sentimento de impotência e a sensação de que já nada havia a fazer. Anos a fio, e a par dos afazeres profissionais, pessoais e familiares, temos dedicado horas incontáveis à Quinta. De repente, parecia que a causa se desmoronava.
Porém, decidimos não baixar os braços. E porquê? Porque queremos ter a certeza de que eticamente faremos tudo o que nos for possível para salvar a Quinta. Queremos ter essa certeza, quando nos olharmos no espelho de manhã, quando olharmos olhos nos olhos para os nossos filhos, pais e amigos.
A causa
Acreditamos que a Quinta dos Ingleses pode ser valorizada e transformada num maravilhoso parque urbano. Acreditamos que o direito à vida e à qualidade de vida se sobrepõem aos meros valores económicos. Basta de betão na nossa freguesia, queremos manter o verde.
É um facto que vivemos em plena emergência climática. Sentimos essa realidade na pele, e vemo-la nas barragens, campos e serras. É também um facto que o concelho Cascais é considerado zona de risco sísmico e de tsunami.
Permitir que as obras avancem é permitir um ecocídio, é colocar a saúde e segurança da população de Carcavelos em maior risco nos próximos anos. É consentir que se continue a abater e a destruir aquilo que nos proporciona sombra e ameniza as ondas de calor, que absorve e retém as águas da chuva, prevenindo as cheias e o deslizamento de terras e a erosão da costa: AS ÁRVORES.
Sabias que?
» As florestas e vegetação densa são exponencialmente mais eficientes na redução da temperatura dos centros urbanos do que as árvores em vias públicas.
» As árvores são a melhor tecnologia filtradora de carbono, essenciais para se reduzir e controlar a poluição atmosférica.
» As escavações e impermeabilização do solo em construção urbana próxima do mar tornam a zona costeira mais permeável à erosão e deslizamentos de terra.
» As construções em altura afetam os ventos off-shore e as ondas de surf.
» O contacto imersivo com a natureza reduz os níveis de stress (cortisol) e contribui para o nosso equilíbrio e o bem-estar.
Todos podem ajudar
Temos programado um conjunto articulado de iniciativas e eventos, de entre os quais algumas ações judiciais e outros no âmbito da sensibilização. Estamos a fazer o nosso melhor, e precisamos de fundos financeiros à altura para travar a destruição do último grande pulmão a sul do concelho.
Cada gesto conta. Ficamos muito gratos pelo vosso contributo.