indymedia.pt

 

 


 

 


Indymedia is an outlet for the creation of radical, accurate, and passionate tellings of truth. Don't hate the media, become the media!

Got something to report? Need to get out photos, audio, or video? Publish it here.
HOME > Associações e movimentos exigem o cancelamento da Mineração

ASSOCIAÇÕES E MOVIMENTOS EXIGEM O CANCELAMENTO DA MINERAÇÃO Nov 8 2023

by Publicação Comunitária

O Departamento Central de Investigação Penal (DCIAP) realizou hoje uma série de buscas a atuais e ex-membros do governo português, relacionadas com a mineração e o hidrogénio verde, que levaram à demissão de António Costa. Estas buscas deviam ser, em nosso entender, alargadas à GALP.

As ações da PSP que hoje tiveram lugar tornam claro que as suspeitas dos movimentos e associações locais sempre tiveram legitimidade. Por isso, exigimos: o cancelamento imediato de todos os projetos de mineração de lítio em Portugal, quer estejam em fase de prospeção, de avaliação, ou de exploração.

O facto de o presidente da APA estar envolvido no processo agora iniciado pelo DCIAP, e na condição de arguido, atesta que são fundadas as desconfianças de vários movimentos ambientais e da população civil em geral, de que os processos de licenciamento e exploração mineira não têm sido conduzidos de forma transparente em Portugal.

Os projetos de mineração de lítio em Portugal devem ser imediatamente cancelados, sob pena de se permitir afetar territórios e populações com base num processo corrup to e pouco claro, que de forma nenhuma tem o bem estar das populações ou o ambiente como preocupação primeira.

Para nós é claro que:

A promoção por parte do governo de António Costa da extração de lítio em Portugal não se deve a qualquer justificação ecológica e/ou climática, mas sim à da criação de uma rede de oportunidades de negócio para beneficiar muito poucos.

A necessária implementação de uma transição energética acabou capturada num mecanismo de negociatas entre amigos, que vai desde o plano de fomento mineiro, à criação de um ‘hub’ do lítio, ou à produção de hidrogénio verde em Sines.

As empresas às quais se adjudicam os principais contratos de mineração (por exemplo, a LusoRecursos na Mina do Romano, ou a Savannah Resources na Mina do Barroso) não têm experiência de mineração &8211; pelo que sempre manifestámos as nossas suspeitas sobre a qualidade deste negócio.

Não se respeitou a Lei 54-2015 que obriga o Estado a verificar se a empresa com quem assina um contrato tem idoneidade e as capacidades técnicas e financeiras adequadas à natureza dos trabalhos que se propõe executar.

Tem havido suspeitas de corrupção nestes processos não só ao nível do governo central, mas também ao nível municipal.

A aprovação de dezenas de projetos de mineração numa região que foi declarada Património Agrícola Mundial pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) suscita suspeitas enquanto decisão governativa.

A própria Agência Portuguesa do Ambiente (APA) não tem desempenhado adequadamente o seu papel e, ao invés, tem estado a trabalhar com as empresas mineiras ajudando-as a ajustar as suas propostas.

Aproveitamos igualmente para requerer aos diversos partidos políticos que se juntem aos movimentos anti-mineração e contestem os projetos mineiros no Barroso, assim como o Plano de Fomento Mineiro a ser atualmente implementado.

Para as associações e movimentos subscritores não existe dúvida de que o desprezo demonstrado pelo governo para com a contestação legítima por parte das populações evidencia que este processo não tem em mente os melhores interesses das pessoas, do meio-ambiente ou do país.

Assinado pelos coletivos:

Associação Montalegre com Vida
A Sachola &8211;
Povo e Natureza do Barroso / PNB
Unidos pela Natureza &8211; Associação de Desenvolvimento de Dornelas
Unidos em Defesa de Covas do Barroso (UDCB)
Movimento Não às Minas Montalegre
Movimento Seixoso-Vieiros: Lítio Não
Movimento Minas Não Massueime
Movimento Pelas Águas e Serras
Coletivo Minas Não
Extinction Rebellion Portugal
Grupo de Investigação Territorial / GIT

<div class="simple-translate-panel " style="width: 300px; height: 200px; top: 0px; left: 0px; font-size: 13px;">
  <div class="simple-translate-result-wrapper" style="overflow: hidden;">
    <div class="simple-translate-move" draggable="true">
    </div>
    
    <div class="simple-translate-result-contents">
      <p class="simple-translate-result" dir="auto">
        <p class="simple-translate-candidate" dir="auto">
          </div> </div> </div> </div> </div>

« Back to home