indymedia.pt

 

 


 

 


Indymedia is an outlet for the creation of radical, accurate, and passionate tellings of truth. Don't hate the media, become the media!

Got something to report? Need to get out photos, audio, or video? Publish it here.
HOME > Quem lucra com o apartheid é cúmplice de genocídio.

QUEM LUCRA COM O APARTHEID É CÚMPLICE DE GENOCÍDIO. Nov 23 2023

by Publicação Comunitária

Ativistas solidárias com o Coletivo de Libertação da Palestina, o Climáximo e a Greve Climática Estudantil de Lisboa pintaram a fachada do edifício que serve de escritório à The Navigator Company, em Lisboa, onde inscreveram também a palavra “Genocida” com tinta vermelha, colaram cartazes com a frase “Quem lucra com o apartheid é cúmplice de genocídio” e fotografias do presente massacre em Gaza.

A empresa produtora de pasta celulósica e de papel é a sexta maior exportadora de Portugal para Israel, lucrando diretamente com o apartheid sionista e a limpeza étnica do povo palestiniano. Empresas como a Navigator, que aceitam normalizar este projeto colonial através de trocas comerciais, têm também sangue palestiniano nas mãos e não vão conseguir lavá-lo até boicotarem todas as organizações cúmplices com o estado sionista.

A The Navigator Company é também uma das maiores emissores de CO2 do país, perpetuadora da monocultura eucaliptal das nossas florestas e uma das empresas portuguesas que mais contribui para o colapso ambiental global com que nos deparamos. Na Palestina, a emergência climática é acelerada ainda mais pela ocupação. Segundo a Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o povo palestiniano enfrenta uma maior exposição a riscos relacionados com o clima – como escassez de água, insegurança alimentar e deslocamento – como resultado da ocupação israelita.

Este protesto é a segunda ação deste género esta semana. Na terça-feira, o alvo foi a Steconfer. No total, há mais de 930 empresas portuguesas a exportar para Israel. Apelamos aos cidadãos portugueses que parem de consentir com o genocídio a decorrer na Palestina, e a resistir contra as empresas que deste beneficiam.

Exigimos que a Navigator e restantes empresas portuguesas cancelem todas as exportações para o estado sionista ou empresas israelitas. Exigimos boicote, desinvestimento e sanções a todas as organizações cúmplices com a ocupação. Exigimos o fim da ocupação da Palestina e a autodeterminação do seu povo. Não assistiremos paradas ao genocídio.

notícia original em https://www.instagram.com/libertacaopalestina/ e https://www.instagram.com/gcelisboa/.

Pela soberania da informação.

Tags: AltPT , FreePalastine , Indymedia , Lisboa , Palestina , PalestinaLivre , PTrevolutionTV


« Back to home