indymedia.pt

 

 


 

 


Indymedia is an outlet for the creation of radical, accurate, and passionate tellings of truth. Don't hate the media, become the media!

Got something to report? Need to get out photos, audio, or video? Publish it here.
HOME > Largo Residências muda-se para os Jardins do Hospital Miguel Bombarda

LARGO RESIDÊNCIAS MUDA-SE PARA OS JARDINS DO HOSPITAL MIGUEL BOMBARDA Jan 24 2024

by Publicação Comunitária

COMUNICADO

Largo Residências muda-se para os Jardins do Hospital Miguel Bombarda

O centro cultural e comunitário que nasceu no Quartel Largo do Cabeço de Bola pretende continuar e alargar o seu movimento com o projeto “Jardins do Bombarda”.

Depois do encerramento ao público do Quartel do Largo do Cabeço de Bola, em outubro de 2023, a cooperativa cultural e social Largo Residências, em parceria com a ESTAMO, encontrou uma continuidade para este projeto através da ocupação parcial do Hospital Miguel Bombarda, em Lisboa. Esta solução permite manter no território (Arroios) vários projetos e coletivos que contribuem para o desenvolvimento local com impacto cultural, social e econômico. “Jardins do Bombarda” é o novo centro cultural e comunitário que abre ao público no 2.º trimestre de 2024.

Depois de 11 anos de trabalho no Largo do Intendente, e partilhando a condição de tantas organizações sócio-culturais de interesse comum que ficaram sem espaço a rendas acessíveis no território de Arroios, o Largo Residências promoveu a ocupação temporária e reparação/manutenção de parte significativa do antigo Quartel da GNR Cabeço de Bola / Santa Bárbara. Esta cedência foi possível graças a uma articulação inicial com a Estamo e ao longo do processo com as suas atuais tutelas – Fundiestamo, IHRU e Ministério da Habitação – e com o Município de Lisboa a partir do momento em que se iniciou a partilha de espaço com o Centro de Acolhimento e Emergência Municipal (CAEM) Programa de Arrendamento Acessível, bem como espaços comerciais, culturais e serviços.

Desde outubro de 2022 que um antigo e devoluto Quartel da GNR deu lugar à cidadania, cultura e inclusão. Ao longo deste último ano de abertura ao público, o LARGO Residências promoveu mais de 900 eventos de programação e formação sócio-cultural com mais de 80 parceiros pontuais para cerca de 50 mil visitantes/público. Vizinhos(as) e parceiros(as) sociais apropriaram-se de um espaço seguro, intergeracional e multicultural que incluiu a participação de grupos de ativistas pelas questões climáticas e de género, por cidadãos/cidadãs em várias condições de vulnerabilidade social (situações de sem abrigo e refúgio) criando um espaço de trabalho permanente para 40 projetos sócio-culturais (individuais e coletivos) abrangendo 190 trabalhadores(as). No total estiveram envolvidas mais de 1000 pessoas trabalhadoras da área da cultura e intervenção social que contribuíram para um impacto económico estimado em 1.3 milhões de euros, de acordo com o volume de negócios das entidades residentes.

Em outubro, depois do fecho dos portões ao público, estivemos a preparar a nossa saída deste espaço para dar lugar ao início das obras para a, tão necessária como urgente, construção de casas a rendas acessíveis por iniciativa do Governo. Como pessoas e organizações com os pés bem assentes neste território sabemos que nada pode justificar o atraso numa reabilitação urbana que permita a criação de mais casas para as pessoas viverem.

Pela nossa parte estivemos a estudar, com o Governo e a Estamo, uma solução que nos permita manter no território, movimentando este ecossistema de organizações e ideias para parte do antigo Hospital Miguel Bombarda. Com a certeza que esta experiência comunitária não foi em vão e que fortaleceu todas as organizações envolvidas, não vamos parar. Não abdicamos do nosso papel na coesão territorial e na construção dos denominados “terceiros espaços”, de interesse comum e sem fins lucrativos. Em apenas um ano de abertura ao público mostrámos que os edifícios públicos, mesmo a aguardar novos futuros, não podem estar vazios e podem ser preservados e mantidos pelas pessoas da vizinhança.

Este movimento foi promotor de cultura, inclusão social e desenvolvimento local e pretende continuar e alargar o seu alcance através do centro cultural e comunitário “Jardins do Bombarda” que será inaugurado no 2.º trimestre de 2024. Brevemente a cooperativa Largo Residência vai promover várias estratégias e campanhas de angariação de fundos para dar viabilidade a este novo projeto.

Construímos cidade, aberta a todas as pessoas. Defendemos que o futuro do Hospital Miguel Bombarda possa ter em conta a defesa do seu patrimônio cultural promovendo parcerias e colaborações com diferentes entidades e agentes culturais e territoriais que ao longo dos últimos anos têm alertado e apresentado várias propostas para este espaço de forma a que a sua utilização possa ser democrática, representativa e inclusiva.

**
O LARGO Residências congratula o futuro projeto da Fundiestamo previsto para o Quartel de Santa Bárbara, através do Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado (FNRE), onde está prevista a construção de fogos de habitação que vão integrar o Programa de Arrendamento Acessível, bem como espaços comerciais, culturais e serviços.

Largo Residências
Janeiro de 2024, Lisboa

imagem: Trabalhar com os 99% 2023

https://ugc.production.linktr.ee/7d7ace7b-8507-46af-ba27-641ddb0188e7_COMUNICADO&8212;Largo-Reside-ncias-muda-se-para-os-Jardins-do-Hospital-Miguel-Bombarda-.pdf



« Back to home