indymedia.pt

 

 


 

 


Indymedia is an outlet for the creation of radical, accurate, and passionate tellings of truth. Don't hate the media, become the media!

Got something to report? Need to get out photos, audio, or video? Publish it here.
HOME > Renata Cambra enfrenta Mário Machado em tribunal

RENATA CAMBRA ENFRENTA MÁRIO MACHADO EM TRIBUNAL Feb 6 2024

by Publicação Comunitária

No dia 6 de fevereiro, às 9h, no Campus da Justiça, a porta-voz do Movimento Alternativa Socialista, Renata Cambra, estará frente a frente com o neonazi Mário Machado em tribunal, representada pelo advogado António Garcia Pereira. Este enfrentamento judicial decorre de acusações apresentadas por Renata Cambra, que denuncia Machado por incitamento ao ódio e à violência contra mulheres de esquerda, e terá como testemunhas nomes como Ana Gomes, Isabel Moreira e Guadalupe Amaro.

A acusação específica baseia-se em mensagens publicadas no Twitter (agora X), onde Mário Machado e Ricardo Pais apelaram à &8220;prostituição forçada&8221; das mulheres dos partidos de esquerda “tipo arrastão”, para “motivar as tropas” e visaram diretamente Renata Cambra, afirmando que receberia &8220;tratamento VIP&8221;.

Na acusação, deduzida pelo Ministério Público na sequência da queixa apresentada por Renata Cambra, lê-se que os arguidos “sabiam os arguidos que, com conotação que faziam das referidas mulheres à prostituição ofendiam, como ofenderam, a honra e consideração de todas as militantes dos referidos partidos e em especial Renata Coutinho de Almeida Cambra, por estas serem membros de partidos que perfilham ideologias políticas de esquerda, mas sobretudo, por serem mulheres&8221;.

O arguido Mário Machado, que primeiro publicou um direito de resposta na revista Sábado onde se defendia afirmando que este incitamento ao ódio e à violência se tratava de &8220;humor&8221;, agora mente e nega que a conta @mariomachado777 fosse sua, apesar das inúmeras provas em contrário.

Em particular após os acontecimentos de sábado, dia 3 de fevereiro, com a marcha islamofóbica de Mário Machado, que as forças de segurança protegeram, apesar de esta ter sido proibida em diferentes instâncias por apelar ao ódio e à discriminação e ser, por isso, considerada anti-constitucional, torna-se claro que este líder da extrema-direita procura ativamente promover a perseguição e o medo.

Assim, apelamos à solidariedade da comunidade e da sociedade, não apenas para apoiar Renata Cambra neste momento, mas também para denunciar publicamente a disseminação do ódio e da violência perpetrada pela extrema-direita contra as mulheres de esquerda, assim como contra pessoas racializadas, migrantes e pessoas lgbtqia+.

Agradecemos a atenção e o apoio contínuo à luta contra a intolerância, a discriminação e a normalização da extrema-direita e instamos a presença ativa da comunicação social no julgamento, onde Renata Cambra prestará declarações.

Via: https://emdefesadomas.net/renata-cambra-enfrenta-mario-machado-em-tribunal


« Back to home