O rapper espanhol foi injustamente condenado por exercer o seu direito à liberdade de expressão.
Ninguém devia ser condenado por publicar conteúdos nas redes sociais ou por cantar, desde que o conteúdo em causa não constitua um crime de ódio, tal como definido no direito internacional dos Direitos Humanos. Se assim não o for, por muito desagradável que o conteúdo possa ser, segundo a interpretação de alguém ou de determinadas autoridades,não é considerado um crime.
Mas quase nada mudou desde então.
Inicialmente, o rapper foi condenado a nove meses de prisão, mas com o acumular de alguns outros casos, grande parte relacionados com a liberdade de expressão, acresceu mais de três anos, sendo a sua data prevista de libertação 14 de abril de 2027.
No dia que saiu a sentença insurgiu-se um movimento popular contra a sua detenção na Universidade de Lérida, a 150 km de Barcelona, onde uma centena de pessoas barricaram-se contra a detenção de Pablo Hasél.
Dias e semanas após ser preso, ocorreu uma onda de protestos em cidades na Catalunha e no resto de Espanha, que teve como consequência a detenção de quase duzentas pessoas, duzentas pessoas ficaram feridas, entre eles um jornalista da Reuters e uma rapariga de 19 anos, que perdeu um olho que foram vítimas do ataque dos agentes dos Mossos d’Esquadra que dispararam balas de borracha contra a multidão. No dia 1 de março, um grupo de idosos acorrentou-se ao palácio Paeria, Câmara Municipal de Lleida, exigindo “o fim da repressão aos jovens” e a demissão dos Mossos d’Esquadra dos agentes responsáveis por ações ilícitas.
Ontem dia em que se assinalou os 3 anos da sua detenção, são várias as mensagens de solidariedade com Pablo Hasél por todo o mundo:
3 ANOS SEQUESTRADO PELO REGIME❗️ 3 ANOS DE LUTA E RESISTÊNCIA❗️
💥 Do PAB saímos às ruas para denunciar a situação do nosso colega @PabloHasel, sequestrado na prisão de Ponent por exercer seu legítimo direito à liberdade de expressão.
⛓️ Só com uma organização forte e uma consequente luta conseguiremos libertá-lo das garras deste Estado fascista.
@antirepreBCN
Pablo Hasel
This week marks the 3rd anniversary of his imprisonment. The Catalan rapper stills in prison for singing truths.
De Portugal e em especial da equipa da PTrevolutionTV vai um grande abraço de solidariedade para Pablo Hasél e tantos outros que pelo mundo vêm a sua liberdade condicionada por recorrerem a arte para expor a realidade política e social do seu país e para todos os jornalistas que colocam a sua liberdade em risco para nos mostrar o que se passa no mundo em especial para Julian Assange.