indymedia.pt

 

 


 

 


Indymedia is an outlet for the creation of radical, accurate, and passionate tellings of truth. Don't hate the media, become the media!

Got something to report? Need to get out photos, audio, or video? Publish it here.
HOME > Manifestação Nacional Contra o Racismo, a Xenofobia e o Fascismo

MANIFESTAÇÃO NACIONAL CONTRA O RACISMO, A XENOFOBIA E O FASCISMO Feb 26 2024

by Publicação Comunitária

[**DOCUMENTÁRIO &8211; &8220;VOTA CONTRA O RACISMO&8221;**][1]

antiracismo.org

Faro {faro.wp-block-heading}

Viseu {viseu.wp-block-heading}

Em Viseu fomos poucos, mas fomos bons.

Braga {braga.wp-block-heading}

20240224_152855-1576203

Porto {porto.wp-block-heading}

Lisboa {lisboa.wp-block-heading}

Durante a Marcha em Lisboa fizemos algumas perguntas:

Num cartaz lia-se &8220;Acabou-se a colónia…&8221;

O que sobrou da colonização?
Pessoas a viver com desigualdades e racismo. “E o primeiro atingido pela inflação. Eu luto contra isso pelo meu filho.”

Um migrante do Nordeste do Brasil, residente no subúrbio de Lisboa, depara-se todos os dias com o racismo e a xenofobia.

Noutro cartaz, lia-se &8220;Não Há Capitalismo sem Racismo.&8221;

**Porque é que está aqui hoje? E como vivencia o racismo no dia a dia?
** Para expor a questão. Para denunciar o comportamento racista na rua. Da polícia, principalmente.
Na escola já vi muito racismo entre alunos, mas o professor não dá valor. Eles encaram isso como uma piada.

Porque é o meu dever, para conversar com as pessoas. Ver a reflexão a unir-nos. Fazer como &8220;espelhos&8221; uns dos outros, para assim se ver melhor!
O racismo é como “um fedor no ar”, mesmo que não o sofra, está em todo o lugar e é inaceitável.

Para o futuro. ****

Um futuro melhor? (Sorrisos de esperança).

Porque é importante estar presente, dizer que é um grande problema. Vemos isso em todo o lado: na rua, nos mídia, à escala da cidade (&8230;). Eu sinto-me privilegiado, e não quero isso na minha vida.

Um dos blocos presentes na Manifestação Contra o Racismo e a Xenofobia o @xr_portugal esteve presente com uma ação performativa para recordar que se continuamos assim é este o futuro que nos espera.

Everyone&8217;s Future | Futuro de Todos

Livestream PTrevolutionTV

Marcha

https://www.youtube.com/watch?v=yUKM-sU8ep4&ab_channel=PTrevolutionTV

Declarações finais

https://www.youtube.com/watch?v=GbWuv4rgWS8&ab_channel=PTrevolutionTV

Manifesto {manifesto.wp-block-heading}

Manifestação Contra o Racismo, a Xenofobia e o Fascismo

O Grupo de Ação Conjunta Contra o Racismo e Xenofobia convoca todas as pessoas que acreditam na democracia para uma grande manifestação nacional de luta contra o racismo, a xenofobia e o fascismo, no próximo dia 24 de fevereiro, sábado, a partir das 15 horas. Esta manifestação vai ter lugar em várias cidades do país em simultâneo.

Numa altura em que o racismo, a xenofobia e a extrema-direita ganham terreno, não só em Portugal como em toda a Europa e a nível mundial, é urgente sair à rua e mostrar a nossa força para exigir propostas e ações significativas, concretas e eficazes para combater o racismo estrutural e institucional patente na sociedade portuguesa! 

É urgente que, nos próximos dias, todas as forças políticas democráticas, assumam publicamente compromissos muito claros para combater o racismo, a xenofobia e a islamofobia, que afetam diretamente a vida das pessoas racializadas e comunidades imigrantes. Estas são sempre mais vulneráveis no que respeita ao acesso a direitos básicos nomeadamente a habitação, saúde, educação, transportes, justiça, cultura e informação. 

É urgente dar um sinal inequívoco e público de que recusamos conviver em Portugal com organizações políticas e sociais de extrema-direita, racistas, xenófobas, islamofóbicas e homofóbicas. São inaceitáveis, anti-democráticas e ilegais, porque são contrárias à Constituição da República Portuguesa e ao artigo 240.º do Código Penal. Queremos manifestar a nossa total solidariedade para com as vítimas de crimes motivados por ódio em Portugal.

A negação da realidade, a inércia sistemática e a omissão de assunção de responsabilidades que temos testemunhado ao longo de décadas, por parte das entidades com atribuições para zelar pela defesa do Estado de Direito, são o terreno fértil para a impunidade dos atos de racismo e de xenofobia. Não é estranho, por isso, observar que estes têm vindo a aumentar. Assim nos dizem os relatórios emitidos pela Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial,  pelo Comité da ONU para a Eliminação da Discriminação Racial, pelo Grupo de trabalho das Nações Unidas sobre Pessoas de Ascendência Africana e pela Comissária do Conselho da Europa para os Direitos Humanos. 

O Grupo de Ação Conjunta Contra o Racismo enviou, no passado dia 27 de janeiro, uma carta aberta a várias entidades públicas pedindo que impedissem uma marcha de movimentos de extrema-direita “contra a islamização da Europa”, prevista para o passado dia 3 de fevereiro, marcada pelo discurso de ódio contra as comunidades imigrantes, que é um crime previsto e punido no Código Penal Português. A carta, com 8474 assinaturas, não obteve resposta de nenhuma das entidades destinatárias, revelando um desprezo total pelo apelo feito, abrindo caminho para a prática de crimes pelas ruas de Lisboa, testemunhados por um país inteiro, sem que as autoridades cumprissem a lei.   

Sairemos à rua para mostrar que não nos conformamos com a indiferença, a inércia e o desrespeito pelas conquistas do 25 de abril, de tantas pessoas que deram a sua vida, para deixarmos para trás a ditadura que a extrema-direita quer recuperar. 

A liberdade e a igualdade são os valores que nos movem na defesa da democracia!

O silêncio das instituições é cúmplice. Não o acompanharemos nem o legitimaremos! 

A luta contra o racismo, a xenofobia e o fascismo faz-se aqui e agora, nas escolas, nas ruas, nas pequenas e grandes ações, e nas urnas no próximo dia 10 de março. Vamos votar contra o racismo, a xenofobia, o fascismo e o discurso de ódio da extrema-direita!

Vamos mostrar a nossa força, e a força da democracia! Juntos somos mais fortes! 

Grupo de Ação Conjunta Contra o Racismo e a Xenofobia

08/02/2024

Tags: antirracismo , Indymedia


« Back to home