indymedia.pt

 

 


 

 


Indymedia is an outlet for the creation of radical, accurate, and passionate tellings of truth. Don't hate the media, become the media!

Got something to report? Need to get out photos, audio, or video? Publish it here.
HOME > [Lisboa] Uma política para a Cultura

[LISBOA] UMA POLÍTICA PARA A CULTURA Feb 28 2024

by Publicação Comunitária

Os profissionais da área da cultura juntaram-se em protesto no passado dia 26 de Fevereiro, onde foi realizada uma concentração em frente à Assembleia da República.
A concentração foi criada por iniciativa do Movimento Outra Política para a Cultura (MOPC), tendo como objetivo exigir uma maior atenção dos políticos em relação ao setor cultural e às artes.

Nos cartazes podíamos ler &8220;1% para a cultura&8221; sendo a grande exigência dos profissionais, que coincide com o que a própria UNESCO recomenda, isto é 1% do Produto Interno Bruto (PIB) para a cultura.

O momento principal desta concentração foi marcado por um comunicado sobre as exigências dos profissionais, onde pode assistir a baixo.

Os profissionais ressaltaram problemas do setor cultural do país, desde as artes performativas, artes visuais, cinema, entre outros.
O grande problema no qual os trabalhadores se deparam são os horários desregulados, a falta de contratos, e, sobretudo, a falta de confiança que existe, representando estas as suas reivindicações.

Uma vez que o Estado não dá o devido valor à cultura, acaba por existir um certo afastamento dos próprios profissionais, tendo havido, por essa razão, pouca adesão à concentração por parte dos trabalhores da área.

&8220;O direito à cultura é de toda a população, tal como está na constituição: o direito à criação e à fruição em todo o território e para toda a população&8221; (Tiago Santos, MOPC.)

É importante compreender a relevância da cultura como um dos pilares da democracia e da sua proliferação, representando um papel no garante da mesma.
Consequentemente, o avanço evidente do fenómeno político do populismo, e da ascensão da extrema-direita deve-se também da falta de investimentos que tem ocorrido em vários direitos sociais. Assim como o direito à cultura, que faz falta para a compreensão do 25 de Abril, dos valores que nos unem, e até da defesa da paz, tal como Tiago Santos (MOPC) realçou.

Existe uma preocupação em aumentar e tornar mais constante, e permanente a dinâmica da luta da cultura entre os profissionais.
Muitos estão sem trabalho, outros com demasiado, sem um horário regular, sem qualquer segurança.
É necessário lutarmos pelos direitos dos profissionais da cultura, em direção àquilo que é a obrigação do Estado de dar o seu devido apoio, segundo a Constituição da República Portuguesa. Pois o direito à cultura é de todos nós, significando uma ponte para o bom funcionamento da democracia.

https://archive.org/details/outra-politica-para-a-cultura

https://eventos.coletivos.org/event/uma-politica-pela-cultura


« Back to home