indymedia.pt

 

 


 

 


Indymedia is an outlet for the creation of radical, accurate, and passionate tellings of truth. Don't hate the media, become the media!

Got something to report? Need to get out photos, audio, or video? Publish it here.
HOME > Nota de Repúdio e Solidariedade com a 1ª Marcha do Orgulho LGBTQIA+ de Castelo Branco

NOTA DE REPÚDIO E SOLIDARIEDADE COM A 1ª MARCHA DO ORGULHO LGBTQIA+ DE CASTELO BRANCO Aug 27 2024

by Publicação Comunitária

É com indignação e repúdio que vemos organizações extremistas como a Habeas Corpus legitimarem a violência e o ódio. A mais recente tentativa de intimidação da Marcha do Orgulho LGBTQIA+ de Castelo Branco por parte deste grupo extremista só merece a nossa repulsa e solidariedade na mobilização para a primeira marcha LGBTQIA + neste concelho!

456144106_17976738104737317_7365333648660691831_n-6383989

Publicação Original: https://instagram.com/p/C-3fqxNoFCa/


No mês de junho vimos Mariana Jones, autora do livro “O Pedro gosta do Afonso”, a ser alvo de ameaças homofóbicas, vendo a apresentação de um outro livro a ser-lhe impedida pelo grupo de extrema-direita Habeas Corpus, no Porto. No início do mês também a autora Ana Rita Almeida viu a apresentação do seu livro “Mamã, quero ser um menino!” ser interrompida pelo fundador da organização, Rui Fonseca e Castro, em Idanha a Nova. Nenhum destes episódios são casos isolados. Desde junho do ano passado que temos vindo a assistir a diversos episódios de violência e ameaças homofóbicas por parte de grupos com uma agenda anti-direitos LGBTQIA +, resultado da legitimação do discurso de ódio. 

Existe uma ordem internacional de ódio conservador, que tem raízes na extrema-direita, que incentivam a discriminação e a violência, não sendo exceção em Portugal, em total  repulsa à Constituição da República Portuguesa e da legislação em vigor. A discriminação e a violência não são apenas realidades simbólicas, elas têm raízes materiais que operam nas mais diversas formas da vida em coletivo, sendo uma delas o acesso ao espaço público.

As marchas LGBTQIA+ têm tido um papel fundamental na articulação com agendas políticas, conjugando a luta pela liberdade e a luta contra as várias formas de opressão e discriminação. Elas têm aumentado em número significativo em todo o país, e este ano acontece pela 1ª vez a Marcha do Orgulho de Castelo Branco a 14 de setembro. Este será um momento de afirmação política no espaço público com o compromisso de transformar e ocupar as ruas de Castelo Branco com as cores da igualdade, liberdade e do orgulho. 

Desta forma, repudiamos a organização Habeas Corpus pela divulgação nas suas redes sociais que pretendem intimidar a 1ª Marcha do Orgulho de Castelo Branco. Enquanto organizações de Marchas do Orgulho por todo país, compostas por coletivos, associações e ativistas LGBTQIA+, exigimos que o Governo tome iniciativa e atue garantindo o desmantelamento necessário destes grupos de extrema-direita, pois não pode existir espaço para que grupos extremistas condicionem a ação de coletivos que defendem os direitos LGBTQIA+. 

Apelamos ainda para que a 14 de setembro, marchemos juntas, juntos e juntes em Castelo Branco contra a homofobia, a transfobia e o ódio!

Subscreve:

AMPLOS

Associação Queer Tropical

Braga Fora do Armário

Coletivo Joe &8211; Marcha do Orgulho LGBTQIA+ Albicastrense

Covilhã a Marchar

Coletivo Venham Mais Cinco (Guarda)

Espaço Escuta Ativa &8211; saúde mental anti-autoritária

Humanamente &8211; Movimento Pela Defesa dos Direitos Humanos 

Marcha do Orgulho do Porto 

Núcleo Antifascista de Bragança 

Marcha LGBTQIAP+ de Vila Nova de Famalicão

Marcha LGBTQIAP+ de Santo Tirso

Marcha LGBTQIAP+ de Vizela

Marcha LGBTQIAP+ de Póvoa de Varzim

LGBT+ Vila Real 

Plataforma Já Marchavas (Viseu)

SintraFriendly &8211; Colectivo Juvenil LGBTIQA+ de Sintra e Apoiantes

Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho LGBT+ de Barcelos

Núcleo Antifascista de Barcelos

Marcha do Orgulho LGBTQIA+ de Esposende 

Tags: Protesto


« Back to home