indymedia.pt

 

 


 

 


Indymedia is an outlet for the creation of radical, accurate, and passionate tellings of truth. Don't hate the media, become the media!

Got something to report? Need to get out photos, audio, or video? Publish it here.
HOME > Comunicado da Cozinha Migrante dos Anjos sobre a manifestação convocada pelo Chega

COMUNICADO DA COZINHA MIGRANTE DOS ANJOS SOBRE A MANIFESTAÇÃO CONVOCADA PELO CHEGA Sep 26 2024

by Publicação Comunitária

No ano em que a sociedade civil, o Estado e as instituições se têm envolvido na comemoração dos 50 anos da democracia portuguesa, continua a ser fundamental o combate aos discursos de ódio.

No próximo dia 29, Lisboa vai acolher uma manifestação nacional sob o lema da ‘imigração descontrolada’ e da ‘insegurança’. Os cartazes de divulgação apresentam uma pessoa em trajes muçulmanos e dizem-se contra a imigração. O percurso anunciado é pela avenida que, nesta cidade, concentra o maior número de população migrante e muçulmana.

O percurso da manifestação convocada pelo Chega, a que aderiram grupos neonazis sob investigação das autoridades, preocupa-nos. Mas preocupam-nos também as horas seguintes, em que estes militantes anti imigração e islamofóbicos tradicionalmente se dedicam a atos de ‘caça ao imigrante’ que, num passado muito recente, tiveram consequências que envergonham a nossa democracia.

O discurso oficial do governo e das câmaras municipais tem contrariado as notícias falsas difundidas pelos grupos de extrema direita e pelos representantes do partido Chega que convoca a manifestação: NÃO há relação entre o aumento de imigrantes e o aumento da criminalidade, até porque esta tem diminuído.

Mas quem tem poder para atuar não pode ficar pelas palavras. Tem de atuar, porque o discurso de ódio dos apoiantes da manifestação que vai passar ao lado de comunidades pacíficas tem-se traduzido, cada vez mais, em ações violentas com consequências graves.

Todos conhecemos as notícias de ataques a imigrantes, as proclamações de ódio que as sustentam, e de como os agressores se vangloriam de ser guardiães da nacionalidade.

Somos um grupo de coletivos/organizações preocupadas com a segurança de todxs xs imigrantes que, no dia 29, possam ser alvo daqueles que já dizem que em Portugal também há imigrantes a comer animais de estimação.

Portugal sempre foi um país de emigrantes e, no seu discurso oficial, orgulha-se de saber acolher os imigrantes que recebe. Mas Portugal tem também um deputado que já mandou para a sua terra uma colega deputada negra e dirigiu palavras racistas a um primeiro ministro de origem goesa.

A maioria das pessoas que participarão da manifestação não são políticas, apenas cidadãs cuja vida é influenciada pelas políticas e leis de imigração que existem. Temos assistido a como a adesão a uma retórica securitária que incita à criminalização da migração promovida pelas políticas migratórias da UE tem responsabilidade no discurso de ódio anti-imigrantes e de violência. Saibamos fazer diferente. Saibamos fazer de acordo com o que se começou a construir há 50 anos.

Senhores Presidente da República, Ministro da Administração Interna, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Comissário Nacional da PSP, Provedora de Justiça, Presidente e Deputados da Assembleia da República:

Não podeis apenas dizer que os imigrantes não contribuem para a criminalidade e apresentar condolências quando algum deles é morto em ataques de ódio. É vossa responsabilidade garantir as condições para que não sejam possíveis ameaças e violências!

Cozinha Migrante dos Anjos
À Mesa – Cantina Social Itenerante de Lisboa
Afrolis
Casa do Brasil
EJP (Estudantes por Justiça na Palestina da FCSH)
Habita – Associação pelo direito à Habitação e à Cidade
HuBB – Humans Before Borders
Mulheres Negras Escurecidas
NEANTRO (Núcleo de Estudantes de Antropologia da FCSH)
NÃO PASSARÃO
Panteras Rosa – Frente de Combate à LesBiGay Transfobia
Rede de Apoio Mútuo-Lisboa
Sirigaita – Centro Comunitário
Solidariedade Imigrante -Associação para a defesa dos direitos dos Imigrantes
SOS Racismo
Stop Despejos


« Back to home