indymedia.pt

 

 


 

 


Indymedia is an outlet for the creation of radical, accurate, and passionate tellings of truth. Don't hate the media, become the media!

Got something to report? Need to get out photos, audio, or video? Publish it here.
HOME > Grupo de Ação Conjunta Contra o Racismo e Xenofobia sobre os acontecimentos na rua do Benformoso

GRUPO DE AÇÃO CONJUNTA CONTRA O RACISMO E XENOFOBIA SOBRE OS ACONTECIMENTOS NA RUA DO BENFORMOSO Dec 22 2024

by Publicação Comunitária

Comunicado de Imprensa

Rua do Benformoso

O Grupo de Ação Conjunta contra o Racismo e a Xenofobia, como tantas pessoas, portuguesas e estrangeiras, residentes em Lisboa e noutras cidades, mostra a sua revolta, indignação e humilhação por ver o tratamento dado a cidadãos comuns,comerciantes, clientes, transeuntes da Rua do Benformoso, na tarde do dia 19 de dezembro de 2024.

Ficámos tristes e angustiadas por ver esta “operação especial de prevenção criminal” realizada pela Polícia, fechando a Rua do Benformoso, efetuando buscas em lojas eestabelecimentos e obrigando dezenas de pessoas a estar em posição de revista,encostadas à parede, durante uma hora. Também estamos chocadas com as declarações do Primeiro Ministro, afirmando que estas ações se irão repetir.

A Rua do Benformoso pertence à Freguesia de Santa Maria Maior e o seu presidente deJunta mostrou-se também indignado com o que ali aconteceu. Miguel Coelho pediu mais ação policial há meses mas não desta forma.

Toda a gente que conhece esta zona sabedos problemas que se têm vindo a agravar e que não são de todo exclusivos desta rua. O consumo de droga pelas ruas (que é feito por toda a Mouraria e outras zonas da cidade), a falta de recolha e limpeza de lixo das ruas, a dificuldade de acesso à habitação que tem levado tanta gente a viver na rua e à sobrelotação das casas.

Na Rua do Benformoso há muitas carências que devem ser tratadas com urgência, incluindo a melhoria na recolha de lixo, programas de cuidado para toxicodependentes, articulação das instituições com a sociedade civil, policiamento de proximidade. Ascomunidades residentes nesta área, portuguesas e de outras origens, estão desagradadas com estas operações policiais absolutamente desproporcionais àcriminalidade que ali existe e revoltadas pois o investimento necessário para melhorar asituação não está a ser feito.

Continuaremos a lutar para que isto não se repita e para que cada pessoa tenha acesso àsaúde, educação, habitação, cultura, liberdade de expressão e voz ativa enquantocidadão.

Não podemos deixar de chamar a atenção para a importante iniciativa legislativa cidadãque vamos apresentar à Assembleia da República. Uma proposta para alterar o Código Penal para criminalizar todas práticas racistas e xenófobas que são consideradas como ilícitos de menor gravidade sujeitos a coimas.

A recolha de assinaturas já começou e só vai parar quando obtivermos 20.000 assinaturas para que esta proposta possa ser debatida e aprovada pela Assembleia da República.

Todas as informações sobre esta iniciativa aqui: antiracismo.org

Grupo de Ação Conjunta contra o Racismo e a Xenofobia

21 de dezembro de 2024


« Back to home