indymedia.pt

 

 


 

 


Indymedia is an outlet for the creation of radical, accurate, and passionate tellings of truth. Don't hate the media, become the media!

Got something to report? Need to get out photos, audio, or video? Publish it here.
HOME > Assembleias Zapatistas denunciam que o governo entrega terras zapatistas para terceiros

ASSEMBLEIAS ZAPATISTAS DENUNCIAM QUE O GOVERNO ENTREGA TERRAS ZAPATISTAS PARA TERCEIROS Sep 30 2025

by Publicação Comunitária

Assembleia de governos autônomos Zapatistas
(A.C.G.A.Z)
Governos em comum
Chiapas, México, em 24 de setembro de 2025.

Para os povos do México e do mundo
Para os companheiros do Congresso Indígena Nacional
Para a sociedade civil nacional e internacional
Para o sexto nacional e internacional
Para organizações de direitos humanos
Para mídia alternativa
Para a imprensa nacional e internacional

Reclamação:

Denunciamos fortemente o ataque, o assédio e a manipulação, que fazem os três níveis do mau governo contra as povoações Bases de Apoio Zapatistas relativamente a questão da terra recuperada.

Mencionamos os seguintes factos:

Primeiro: em 22 de abril, 12 de maio, 12 de julho e, em 29 de agosto, 30 pessoas pertencentes ao município de Huixtán liderado por Emilio Bolom Álvarez, Miguel Bolom Palé, Miguel Vázquez Sántiz e David Seferino Gómez protegidos pelo exército federal e Polícia Municipal Ocosingo à povoação Belén da Região Camponesa do Caracol 8 Dolores Hidalgo onde vivem nossos companheiros Bases de Apoio Zapatistas encarregados do trabalho coletivo da região e dos trabalhos com nossos irmãos não-Zapatistas. Esta propriedade tinha sido recuperada desde 1994.

Tentamos dialogar com eles, mas eles claramente nos disseram que a terra já era entregue pelo governo e que eles têm documentos legais.

Eles ameaçaram e perseguiram nossos colegas dizendo para sair das terras para o bem ou para o mal, eles tentaram manipular dizendo que, se concordassem com nossos colegas, eles os respeitavam. Eles destruíram nossos letreiros e mediram a terra.

Dadas essas ameaças e por acordo da Assembléia de Grupos de Governos Autônomos de Zapatista (ACGAZ), há que retirar-se porque é preciso planear para se defender.

Segundo: 18, 20 e 22 de setembro, 15 pessoas foram posicionadas no local. Em 20 de setembro, mais de 2 caminhões do Exército Federal chegam, 3 caminhões da polícia municipal de Ocosso e 4 caminhões do escritório do procurador -geral do estado. Eles destruíram e queimaram as casas das bases de apoio de Zapatista, roubaram milho e aqueles que ficaram continuam roubando. Mais uma vez, tentamos dialogar, mas eles nunca entenderam isso porque o governo ruim lhes deu formalmente a terra.

Terceiro: não mentimos para o povo do México e o mundo que essas terras já foram pagas pelo governo ruim desde 1996, quando Manuel Camacho Solís viveu. Aqui está claro que é um plano dos três níveis dos maus governos, porque já foi pago e por que agora volta a entregar a terra que já está paga. O que a Quarta Transformação está procurando aqui é o choque, o confronto e a guerra.

Nossa tentativa de busca de diálogo foi em vão. Muitas vezes dissemos que não queremos guerra, o que queremos é a vida em comum, mas eles estão nos forçando a nos defender.

A Quarta Transformação é clara que fica ao lado dos proprietários e empresários nacionais e transnacionais, essa é a verdadeira Quarta. Nada é para os pobres povos do México.

É isto que está acontecendo como se fosse que aqui no México, não há zero impunidade, como se fosse no México o mau governo não estão coludidos com o crime organizado, como se fosse aqui que o mau sistema não conhece a guerra de crime organizado, como se fosse assim no México não existirem várias faíscas que podem acender um incêndio.

Nos direitos humanos estão as fotos e vídeos que mostram que é verdade o que agora denunciamos.

Companheiras e companheiros do México e do mundo:

Cuidem-se. Talvez ainda nos vejamos ou não mais. Pode ser que a última vez que nos vimos foi neste último encontro. Estaremos pendentes e em contato e vos manteremos informados. Esperemos que, nesse encontro no Semillero, nos tenham nos entendido de tudo o que dissemos, ou seja, a busca pela vida em comum.

Irmãos e irmãs do povo do México e do mundo, é isso que existe, o plano do neoliberalismo no México contra nós e nós. Como dissemos na reunião no canteiro: hoje é a Palestina, amanhã seremos nós.

Sinceramente:

Governos em comum
ASAMBLEA DE COLECTIVOS DE GOBIERNOS AUTÓNOMOS ZAPATISTAS A.C.G.A.Z.

CintilloFinqueros

DENUNCIA ASAMBLEA DE COLECTIVOS DE GOBIERNOS AUTÓNOMOS ZAPATISTAS A.C.G.A.Z.

Tags: Zapatistas


« Back to home