indymedia.pt

 

 


 

 


Indymedia is an outlet for the creation of radical, accurate, and passionate tellings of truth. Don't hate the media, become the media!

Got something to report? Need to get out photos, audio, or video? Publish it here.
HOME > A sociedade civil apela a uma moratória imediata à construção de novas incineradoras de resíduos em toda a UE

A SOCIEDADE CIVIL APELA A UMA MORATÓRIA IMEDIATA À CONSTRUÇÃO DE NOVAS INCINERADORAS DE RESÍDUOS EM TODA A UE Oct 5 2025

by Publicação Comunitária

Mais de 150 organizações da sociedade civil europeia enviaram hoje uma carta conjunta à Presidente Ursula von der Leyen, comissários da UE e ministros nacionais, apelando a uma moratória imediata sobre a aprovação e construção de novas instalações de incineração de resíduos em toda a União Europeia.

Liderada pela Zero Waste Europe, esta coalizão pede:

  • Uma moratória à escala da UE sobre novos incineradores de resíduos (R1 e D10);
  • Estratégias para a redução gradual da capacidade de incineração existente.
  • Aumento do investimento em infraestrutura de economia circular, como sistemas de reutilização, tecnologias de compostagem e reciclagem.

Os 156 signatários advertem que a UE já enfrenta uma grande crise de excesso de capacidade na incineração de resíduos, já que as instalações existentes podem gerenciar pelo menos 60 milhões de toneladas de resíduos urbanos. A expansão da incineração prejudicaria a hierarquia de resíduos da UE e os objetivos da economia circular, uma vez que acorrenta os Estados-Membros a um modelo linear de gestão de resíduos de emissões elevadas.

A carta também lembra aos políticos que a incineração é cada vez mais reconhecida como um problema climático. Estudos recentes destacam a alta intensidade de carbono da incineração, que muitas vezes excede a de fontes de energia fóssil devido à quantidade significativa de plástico presente no lixo. A construção de novos incineradores comprometeria a Europa a décadas de emissões desnecessárias de gases de efeito estufa, o que entraria em conflito direto com o Acordo Verde Europeu e as metas de neutralidade climática.

A carta foi enviada no âmbito do dia da acção contra a incineração da campanha Melhor do Mejor que quemarque a queima, que inclui um manifesto e testemunhos nas redes sociais da rede Zero Waste Europe sobre o impacto nocivo da incineração de resíduos nos seus países.

Comunidades que vivem perto de incineradores existentes relataram os efeitos sobre a saúde de emissões tóxicas, incluindo poluentes persistentes, como dioxinas, PFAS e metais pesados. Esses poluentes estão relacionados ao câncer, disfunção imunológica e danos ao desenvolvimento.

Janek Vahk, diretor da Zero Waste Europe (ZWE) Zero Pollution Policy, disse: “Uma moratória é um primeiro passo necessário para proteger a saúde pública, reduzir as emissões e permitir uma transição justa para uma economia circular livre de resíduos. Dada a semivida dos incineradores, cerca de 5% da capacidade já poderia ser desmantelada ou retirada a cada ano, o que é uma forma realista de reduzir gradualmente a dependência da Europa desta tecnologia poluente.

Carlos Arribas, responsável pelos resíduos de Ecologistas em Ação, uma das entidades da Zero Waste Alliance, acrescentou: “Denunciamos que várias administrações regionais, como a Comunidade Valenciana ou Castilla y León, promovem a incineração de resíduos, uma das piores alternativas na gestão de resíduos por seu alto impacto ambiental e danos à saúde humana”.

 

Recursos adicionais

Sobre a Zero Waste Europe

Zero Waste Europe (ZWE) é a rede europeia de comunidades, líderes locais, especialistas e agentes de mudança que trabalham para obter uma melhor utilização dos recursos e eliminação de resíduos em nossa sociedade. Defendemos sistemas sustentáveis, o redesenho de nossa relação com recursos e uma mudança global para a justiça ambiental, acelerando uma transição justa para zero desperdício para o benefício das pessoas e do planeta.

Sobre a Zero Waste Alliance

A Zero Waste Alliance surgiu em 2018 da união de diferentes entidades ambientais espanholas que têm como objetivo comum a prevenção de resíduos. Juntamente com os municípios e as cidades, busca-se uma mudança no modelo de geração de resíduos, o Modelo de Resíduos Zero, que promova políticas ambientais em prol da resolução do problema ambiental atual.

https://zerowasteeurope.eu/campaign/better-than-burning-calling-for-a-moratorium-on-incineration/


« Back to home